quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Controlando-se na TPM

        Qual de nós, mulheres, já não disse alguma vez na vida: “nem eu me suporto mais” ou “fiquei menstruada, por isso estava tão irritada”. Segundo pesquisas, 70% a 80% das mulheres são atingidas pela TPM, dessas 8%, sofrem mais intensamente, podendo até mesmo ser considerado doença e necessitar de intervenção médica.
         Os sintomas mais comuns são os seguintes (acredito que todas nós já conhecemos pelo menos uns dois ou três bem de perto):

  •  Irritabilidade (fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição); 
  •  Ansiedade (raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais); 
  •  Depressão (sentimento de desesperança, de estar fora do próprio controle, pensamentos autodepreciativos);
  •  Dores (de cabeça, dores musculares, ganho de peso ou sensação de inchaço); 
  •  Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas);
  •  Retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas); 
  •  Cansaço (fadiga fácil, falta de energia); 
  •  Acentuada alteração do apetite (desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas). 

         Para amenizar os sintomas as recomendações são: cuidar da alimentação, comendo bastante frutas e verduras e fazer atividades físicas, mas eu diria que é necessário procurar se controlar e pedirmos, principalmente, ao nosso marido que tenha paciência. Ficamos muito veneráveis a discussões, brigas por qualquer motivo, além do desconforto físico, que já chega para nos irritar. Jamais procure discutir a relação neste período, pois a nossa tendência é ficarmos muito impulsiva e descontar qualquer coisa na pessoa mais próxima, geralmente o marido, restando o arrependimento por algumas atitudes. Maridos não fujam. Deixe que sua mulher o sinta próximo dela, procure demonstrar que se preocupa com o seu bem estar e, principalmente, tenha paciência. 
        Esposas, mesmo com o turbilhão de emoções, têm que entender que não pode abusar, ou seja, se controle, e se você acha que esta incontrolável ou prejudicando seu relacionamento, procure ajuda médica.