terça-feira, 20 de dezembro de 2011

10 dicas para o casamento

Procurando algum artigo para ler no site webservos, encontrei um do irmão Jânio Santos de Oliveira dando dicas para o casamento as quais achei interessante compartilhar, pois sabemos que todas nós passamos por altos e baixos no nosso casamento, mas devemos estar sempre dispostos a renovar e inovar nosso relacionamento conjugal, pois assim nos tornamos uma fortaleza contra o mal. 
 Sintomas dos problemas no casamento. As causas exatas dos problemas no casamento muitas vezes não são fáceis de identificar. Por isso é mais fácil observar os sintomas. Os sintomas mais comuns que indicam problemas no casamento são:     

• Silêncio mútuo. Já não conversam mais com antes 
• Desânimo para realizar atividades comuns 
• Desânimo pelo sexo 
• Brigas e discussões por coisas pequenas 
• Poucas atividades juntos no tempo livre dos dois 
• Desinteresse pela própria vida 
 Apresentarei a seguir para você que está passando por desajuste no relacionamento conjugal, 10 dicas para restaurar a felicidade no seu casamento:                                                                                                                    
1. O segredo, no fundo, é renovar o casamento, e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal. Falta diálogo? Ache-o. Falta desejo? Reconquiste-o! 
2. De tempos em tempos, é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, voltar a se vender, seduzir e ser seduzido. O diálogo é importante, se não o tem, conquiste-o. 
3. Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhos eternamente brigando para ter sua irrestrita atenção? Ou ficam com pena do dinheiro e do tempo e desistem desse prazer? 
4. Sem falar nos inúmeros quilos que se acrescentou a você, depois do casamento. Mulher e marido que se separam podem perder 10 quilos num único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo? 
5. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, um novo bairro, um novo círculo de amigos. Na maioria das vezes essa euforia passa logo e você cai na real. Se você não está disposto a mudar, seus problemas vão se repetir e vão te assombrar sempre! Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudo isso. Basta mudar de lugar e de interesses; e não se deixar acomodar. Viva as diferenças! Imagine-se casado com alguém igual a você! Seria impossível a convivência e a harmonia. 
6. Isso obviamente custa caro, e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento. O dinheiro não compra um lar, enterre seu orgulho e sua intolerância, seu par vai adorar conhecer essa nova velha pessoa que está gritando para viver!
7. Não existe essa tal estabilidade do casamento, nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos. O universo está se modificando a cada segundo, nada é igual eternamente. Abra seu coração para seu par! Aceite-o, renove-se! 
 8. A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma “relação estável”, mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado em fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, por que não fazer na própria família? Não é o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo? Renovam-se e evoluem? 
 9. Portanto, descubra o novo homem ou a nova mulher que vive a seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo e interessante par. Tenho certeza de que seus filhos o respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das desavenças. Ensine a eles o verdadeiro sentido de família e lar. 
 10. Brigas, desentendimentos, cara feia e mau-humor sempre ocorrerão; por isso, de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas faça-o sempre com o mesmo par!
 Vamos nos esforçar, pois somente com dedicação e força de vontade poderemos colocar em prática essas dicas!